quinta-feira, 31 de maio de 2012

PROJOVEM CAMPO - SABERES DA TERRA PROMOVE I FORUM SOBRE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL


 Quem vive no espaço urbano pode ter a falsa impressão de que no meio rural, que concentra apenas cerca de 19 % da população, o problema do lixo é insignificante. Mas não é bem assim, os resíduos da produção vegetal e animal podem gerar uma quantidade de lixo muito significativa. Todavia, parte considerável do problema pode virar solução no dia-a-dia da propriedade.
Data: 02/06/2012
Horário: 14:00hs às 18:00hs
Local: Unidade Escolar Jonas Escócio Alexandrino

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Programação:
14h00min - Palestra: Lixo e Meio Ambiente
15h00min - Mesa Redonda: Debatendo o tema do Tratamento do Lixo no Meio Rural.
16h30min - Painel com exposição de trabalhos dos alunos. (só se ainda tivéssemos aluno como não temos acredito que podemos tirar essa parte)
17h30min - Assinatura de manifesto para o tratamento do lixo no meio rural.
 18h00min - Coquetel



LIXO E RIOS = ASSOREAMENTO

VISÃO QUE SE TEM DO RIO PORXIMO A PRAÇA

No dia 05 de outubro de 2011, uma matéria retratando a atual situação dos rios Longá e Parnaíba foi publicada no Portal Buritiense através do redator deste blog, alertando as consequências do assoreamento a destruição do meio ambiente e hoje novamente estamos abordando o tema e pedido o apoio dos nossos governantes e da população.
SITUAÇÃO LAMENTÁVEL RIO TOTALMENTE TOMADO POR COROAS
Rio Longá e Parnaíba, sofrem com o assoreamento, os dois rios que cortam Barra do Longá dividindo o Piauí do Maranhão vêm sofrendo bastando com as consequências da natureza causadas pelos seres humanos. No rio Parnaíba esse processo ocorre divido ao acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios que a própria população joga e também pelo desmatamento nas plantações das vazantes assim causas a quebra de barreiras provocando a formação de “coroas”, já no rio Longá a principal causa e a barragem que todo ano era construída e causava uma destruição enorme que é o que vemos hoje as margens do longá. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas, e neste período o assoreamento.


O QUE GOVERNO PODERIA FAZER
     A primeira medida é a conscientização da população para que o lixo não seja jogado nos rios. Uma segunda medida no caso da comunidade Barra do Longá seria mandar frequentemente um caminhão para o recolhimento do lixo da comunidade, assim evitaria que a população jogue lixo nas ruas e nas margens dos rios. Outra medida é a ação dos governos com projetos de manutenção dos rios, através do processo de desassoreamento dos rios. Este consiste em retirar do fundo dos rios, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados. Desta forma, consegue-se aumentar a vazão do rio.

LIXO NAS MARGENS DOS RIOS
LIXO VISIVEL PROXIMO AS MARGUES DO RIOS

É PRECISO SABER VIVER - BARRA DO LONGÁ


Barra do Longá, lugarzinho pequeno, bom de se viver, hospitaleiro, humilde, alegre e de um povo batalhador, que luta e sonha para ver a comunidade crescer cada vez mas, como diz a musica de LULU SANTOS, "quem espera que a vida seja feita de ilusão pode até ficar maluco ou morrer na solidão se o bem é o mal existe se prepare para sofrer é precisso saber viver"
É, mas este sonho cada vez, vem se distanciando de Barra do Longá. E quem são os culpados? Os culpados não são os governantes e sim a população, que em 4 e 4 anos, vota em pessoas sem as mínimas condições de assumir um cargo de tamanha importância para todos, governantes estes que só querem saber de enriquecer seus bolsos, e para eles  -  “o povo, á esquece”, é triste, mas é a nossa realidade, quando divulgamos notícias que falam das destruições dos órgãos públicos de Barra do Longá, eles que se dizem os donos da verdade, procuram logo desmentir, quem conhece a realidade de Barra do Longá sabe, a população desta comunidade a cada dia, vem se entristecendo com o tamanho descaramento desses que não fazem nada e dizem que fizeram tudo.
Este ano vamos mudar, não vamos votar por afinidade, não venda seu voto por qualquer coisa que seja se torne um cidadão que quer o melhor e busca ver o crescimento do lugar em que vive.
Este ano Barra do Longá tem cinco pré-canditados a vereador, se todos forem concorrer nenhum será eleito, mas se acontecer uma junção de todos, com certeza iremos eleger um representante que lute, que tem ideias próprias, que sabe as necessidades do ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E CULTURA, SEGURANÇA, SAÚDE, ETC, que viver o dia a dia da comunidade.
Está na hora de sabe o que queremos, ou será que a mesmice que Barra do Longá vem enfrentando irá continuar.

terça-feira, 29 de maio de 2012

FAEPI - SENAR/PI - A escola da vida no campo.


Jovens de Barra do Longá participam de curso de HOTALIÇAS E CONTRUÇÃO DE UM AVIARIO, a horta e o aviário estão sendo construídos na casa do Senhor Binoca que doou seu quintal para que o projeto fosse realizado, o curso faz parte do FAEPI – SENAI/PI – A escola da vida no campo. 
O Curso vai ser de tamanha importância para esses jovens, que futuramente poderá semear e colher um futuro, mas sustentável. 
A horta e o aviário poderá gerar emprego para a população, além de beneficiá-la, pois poderão comprar hortaliças plantadas pela comunidade e com ótima qualidade.

 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

RAPIDINHAS DO BARRENSE (28/05)


 #Barra do Longá tem tudo pra mudar, como é bastante divulgado em nosso Portal Barra do Longá vem sofrendo com a degradação dos bens públicos, que não funcionam desde o inicio do 2ª mandato da atual administração e nossa comunidade fica as traças, esquecida, poucos órgãos públicos estão funcionando, e os que estão não oferece conforto e qualidade para a população. Está na hora de abrirmos nossos olhos e sabermos o que é bom para cada um de nós ou será que vamos querer continuar do jeito que está. 

#Um grande abraço ao grande amigo Benedito Souza “BIBI”, filho de Barra do Longá, que hoje resite na cidade do GAMA/DF, e todos os dias está ligado nas novidades que acontece em Barra do Longá através do Portal Barrense.

#Quem está de volta a Barra do Longá é o ex-jogador de futebol profissional Valdomiro Costa, que passou uma breve temporada treinando a equipe Caiçara de Campo Maior, na disputa do campeonato Piauiense, e agora recebeu convites de equipes do Maranhão e está com novos planos para carreira de Treinador.

# Em setembro Barra do Longá irá receber uma das maiores bandas de forró da atualidade VEM AI  EXPLOSÃO DO SOM - aguarde.

#Pesquisa BrVox, divulgada no dia 25/05 serviu para fortalecer a candidatura da Professora Mazé, que está frequentemente sendo visitada por autoridades políticas dando todo o apoio a candidatura da mesma.

#Grande abraço para os jovens filhos de Barra do Longá, Valdomiro, Paulim, Nego e Denis, Roberto e Romeu, eles que hoje residem na cidade de Guarujá/SP, e estão ligados no Portal Barrense.

REFLEXÃO

HUMOR DO BARRENSE 

PIADA - Um político, daqueles bem picaretas e caras de pau, sobe no palanque e começa o discurso: - Meus cidadãos! Se eu for eleito, vou construir as escola!
Os eleitores ficam em silêncio, constrangidos com o mau português do candidato. - Eu também vou construir as igreja, as creche. . .
O silêncio fica ainda mais constrangedor. Nessa hora, um assessor não aguenta mais, chama ele e sussurra no seu ouvido: - Chefe. . . Emprega o plural que você ganha mais votos!
O político se empolga e responde: - Deixa comigo!
E recomeça o discurso: - Eu vou empregar o plural! . . . A mãe do plural, o pai do plural, toda a família do plural, porque eles merece!