sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CONVITE - Tríduo em honra a SÃO JOSÉ

"Eu vim para servir " - Campanha da Fraternidade 2015

Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a  Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.
O texto base utilizado para auxiliar nas atividades da CF 2015 já está disponível nas Edições CNBB. O documento reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.
Na apresentação do texto, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, explica que a Campanha da Fraternidade 2015 convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e sociedade.
“Será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos”, comenta dom Leonardo.
Proposta do subsídio
O texto base está organizado em quatro partes. No primeiro capítulo são apresentadas reflexões sobre “Histórico das relações Igreja e Sociedade no Brasil”, “A sociedade brasileira atual e seus desafios”, “O serviço da Igreja à sociedade brasileira” e “Igreja – Sociedade: convergência e divergências”.
Na segunda parte é aprofundada a relação Igreja e Sociedade à luz da palavra de Deus,  à luz do magistério da Igreja e à luz da doutrina social.
Já o terceiro capítulo debate uma visão social a partir do serviço, diálogo e cooperação entre Igreja e sociedade, além de refletir sobre “Dignidade humana, bem comum e justiça social” e “O serviço da Igreja à sociedade”. Nesta parte, o texto aponta  sugestões pastorais para a vivência da Campanha da Fraternidade nas dioceses, paróquias e comunidades.

O último capítulo do texto base apresenta os resultados da CF 2014, os projetos atendidos por região, prestação de contas do Fundo Nacional de Solidariedade de 2013 (FNS) e as contribuições enviadas pelas dioceses, além de histórico das últimas Campanhas e temas discutidos nos anos anteriores.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Grande final do I Torneio de Futsal de Férias em Buriti dos Lopes

Toda população buritiense está convidada para participar nesta quinta-feira (26/02) da grande final do I Torneio de Futsal de Férias 2015, o evento esportivo teve inicio no dia 02 fevereiro chega a sua grande final e promete bater o recorde de público no Ginásio Poliesportivo Governador Mão Santa.
Na disputa pelo 3º lugar as equipes AVENIDA x VILA COHAB se enfrentam a parti das 19hs em um jogo que promete ser emocionante, uma disputa entre duas equipes tradicionais.

Já às 20hs a grande final acontece entre as equipes PROGESSO x ATLETICO BURITIENSE.
O evento é uma realização do Professor Franskim e Markim com o apoio da Prefeitura do Município de Buriti dos Lopes através da Secretária Municipal da Juventude, Esporte e Lazer e a loja Boneca de Luxo.
Por: Everton Azevedo 


Acidente em Buriti dos Lopes entre caminhão e ônibus

Na manhã de terça-feira (24/02) no Centro de Buriti dos Lopes, próximo a “Banda do Párea”, foi registrada uma ocorrência de trânsito envolvendo um caminhão e um ônibus, fato que paralisou por alguns minutos o trânsito e chamou  a atenção de muitos curiosos.

Segundo informações, o caminhão teria tentado dá uma ré e acabou colidindo levemente com um ônibus que faz linha intermunicipal no município de Buriti dos Lopes e estava parado. Os envolvidos no acidente aguardavam a chegada da Polícia Rodoviária Federal, uma vez que a ocorrência aconteceu às margens na BR-343


Fonte: (Frank Cardoso/Portal Boca do Povo) Edição: (Everton Azevedo / Portal Barrense)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

PRF prende garçom em Buriti dos Lopes dirigindo carro roubado

Na manhã desta segunda-feira (23/02), Policiais Rodoviários Federais prenderam no Km 35 da BR 343, em Buriti dos Lopes, região norte do Piauí, um homem acusado de receptação de veículo roubado e uso de documento falso. Segundo informações, o flagrante aconteceu quando uma equipe da PRF atendia a uma ocorrência de acidente de trânsito.

Na oportunidade, os policiais abordaram o veículo Fiat Pálio Weekend Adventure de cor prata, com placas KKJ-4829. Durante a fiscalização, o motorista apresentou o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV nº 011583746859, no qual se constatou sinais de adulteração no campo “unidade da federação”, além de inconsistência em outros dados do documento do veículo.

Após os procedimentos de identificação veicular, os policiais verificaram se tratar na verdade, de um veículo registrado no Estado do Ceará, cuja placa verdadeira era HXX-5886 (Chassi 9BD17309T94236844), para o qual há registro de roubo/furto na cidade de Fortaleza (BO nº 0000956/2013, datado de 17/07/2013).

Constatado os indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva, o motorista foi preso em flagrante e encaminhado com o veículo para a Delegacia de Polícia Civil de Buriti dos Lopes, para procedimentos de autuação.


Com informações do NUCOM/ PRF-PI

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Educação - Escolas reformadas

A Prefeitura do Município de Buriti dos Lopes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desde o início da gestão do Prefeito Bernildo Val vem realizando diversas reformas, ampliações e reparos nas escolas municipais para assim oferecer a crianças, jovens e adultos estudantes conforto no ambiente escolar, possibilitando um melhor aprendizado.

Escola Municipal Professora Maria Tereza de Jesus Castro Teles
Centro Integral de Educação Fundamental Dep. Antonio José de Moraes Sousa
Centro de Educação Infantil Tia Gelma
Centro de Educação Infantil e Fundamental Tia Lúcia
Unidade Escolar Santo Antonio (Povoado Lagoa do Meio)
Centro de Educação Infantil Mª Francisca de Jesus Silva (Povoado Barra do Longá)
Unidade Escolar Maria Bonifácia (Assentamento Iracema)
Centro de Educação Infantil Profª Bernadete Costa (Povoado Estreito)
 
Unidade Escolar Maria Bonifácia (Assentamento Iracema)
O Prefeito Bernildo Val ressalta a importância dos investimentos. “Estamos reformando, ampliando e adequando as escolas com materiais de ótima qualidade. Tudo isso para que possamos oferecer uma estrutura de qualidade para nossa população. A educação pública deve sempre ser prioridade, o filho da pessoa humilde tem que ser valorizado, a criança tem que sentir prazer em ir para a escola. E é claro, receber uma educação de qualidade”. ressalta o prefeito.
Centro de Educação Infantil Mª Francisca de Jesus Silva (Povoado Barra do Longá)
“Todas as obras e ampliações são para atender da melhor maneira possível os nossos alunos, principalmente em tempo integral. É importante destacar que o “Programa Mais Educação” que oferece educação em tempo integral aos alunos está funcionando em nosso município, onde estamos desenvolvendo atividades de lazer, esportivas e culturais, fazendo com que os alunos tenham um maior aproveitamento dentro de sala de aula.” Relatou a Secretária de Educação, Nilma Val.
Unidade Escolar Santo Antonio (Povoado Lagoa do Meio)
Escola Municipal Professora Maria Tereza de Jesus Castro Teles
A Secretaria de Educação aproveitou o período de férias para realizar a manutenção em 8 escolas do município que receberam reparos na estrutura, pintura e modernização de ambientes.

Esse cuidado com as escolas do município reflete a boa aplicação do dinheiro público. A gestão do prefeito Bernildo Val tem o intuito de mostrar para população que trabalha de maneira séria, tratando o dinheiro público da forma mais correta possível.
Fonte: ASCOM Secretária de Educação

Amigos trocam facadas após bastante bebedeira e um deles sai gravemente ferido.

 O fato aconteceu em um bar na Avenida Pinheiro Machado, Bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba. Uma guarnição do Ronda Cidadão, comandada pelo sargento Carvalho Costa, foi acionada pela Central de Operações Policiais Militares (COPOM), e chegou até o local.
Imagem Ilustrativa
Segundo o sargento Carvalho Costa, um adolescente de 17 anos e um homem de 32 anos se desentenderam por motivo ainda desconhecido e começaram a se esfaquear. Os dois são amigos e estavam ingerindo bebida alcoólica. O adolescente sofreu golpes nos dois braços e uma perfuração nas costas, que lhe perfurou um pulmão. Este ficou no local aguardando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Já o outro ferido saiu do local, mas foi seguido pela guarnição militar. Após derramar muito sangue, estar quase desmaiando e a mãe do mesmo reclamar para que aceitasse ajuda, o homem foi levado pelo Ronda Cidadão ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), após autorização do COPOM. As duas vítimas não disseram o motivo real da briga e correm risco de morte.


Daniel Santos para o Proparnaiba.com 

Câmara Municipal de Buriti dos Lopes retorna aos trabalhos no ano de 2015

O legislativo do município de Buriti dos Lopes retornou aos trabalhos do ano de 2015 na última sexta-feira, dia 20/02, sob o comando do novo presidente, Sancho Escórcio (PV) e a presença do vice-prefeito Bruno Pieca (PSB) e da secretária municipal de Administração Dra. Eliane Sousa.

A sessão na Câmara Municipal foi realizada com a presença de apenas oito vereadores. Estiveram presentes a primeira sessão do ano, além do presidente Sancho, os vereadores, Odemil Val (PSD), Elcira Castelo Branco (PSB), Lila Araújo (PMDB), Bené Ibiapina (PCdoB), Jaqueline Brito (PMDB), Iranildes Braga (PDT) e Dedé (PTB). Ausentes estiveram os vereadores, Roberto da Coroa (PMDB), Jarbas Fortes (PMDB) e Eveline Araújo (DEM).




Na ocasião o vice-prefeito Bruno Pieca, leu a mensagem do Executivo para aquela Casa e pediu união e respeito de todos para trabalhar em prol do Município. Quem também fez o uso da tribuna foi à secretária de Administração Dra. Eliane Sousa, que na ocasião colocou sua Secretaria a disposição dos parlamentares.
Fonte: PORTAL BOCA DO POVO

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Idosos de Barra do Longá se divertem no Carnaval

Uma ação em parceria com a Prefeitura do Município de Buriti dos Lopes, através da Secretaria Municipal de Assistência e Secretária Municipal de Cultura, a Professora Mazé da Barra realizou o tradicional Baile de Carnaval da Melhor Idade.
O evento já é tradição e é aguardado pelos jovens anciãos da melhor idade, os idosos se divertiram ao som de marchinhas de carnaval, samba e muito frevo. A Primeira Dama e Secretaria de Assistência Social Emilia Val juntamente com a Secretária de Educação Nilma Val participaram do evento.

Por: Everton Azevedo

ALEGRIA - Carnaval nas Escolas Municipais

Os diretores e professores das Escolas Municipais de Buriti dos Lopes proporcionaram aos alunos um dia de alegria e lazer, com o clima de carnaval algumas escolas levaram os alunos fantasiados para as ruas ao som de marchinhas de carnaval transmitindo muito felicidade.
Unidade Escolar Jonas Escórcio Alexandrino

Escola Municipal Maria Tereza de Jesus Castro Teles

CEIF Tia Lúcia

CIEF Antonio José de Moraes Sousa

Fonte: Ascom Secretaria de Educação

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Carnaval em Barra do Longá

A paz e alegria foram a marca do carnaval em Barra do Longá na terça feira, ao som dos Escravos do Samba, o público soube se divertir na maior tranquilidade. 














Por: Everton Azevedo

EM TEMPO - Click's do Carnaval












Por: Everton Azevedo