terça-feira, 30 de agosto de 2016

Prefeitura de Buriti dos Lopes em parceira com a FUNDESPI realizou curso de arbitragem

A prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes através da Secretária de Esportes em parceria com a FUDESPI (Fundação de Esportes do Piauí) realizaram nos dias 26,27 e 28 de agosto o Curso De Arbitragem de Futebol de Campo. O curso trouxe as novas regras do futebol e foi aberto a comunidade e principalmente para que já está atuando. O Curso foi ministrado por árbitros e membros da FUNDESPI, ao todo mais de 50 pessoas concluíram o curso, demonstrando conhecimento nas regras e por tanto apto para exercer a função.
Para o Diretor de Esportes  Antônio Carlos, o curso tem por objetivo trazer conhecimento e qualificação para os árbitros e auxiliares. “Estamos mostrando que, aquilo que é possível fazer de nossa parte estamos fazendo sempre para a melhoria do esporte”.


Para o arbitro e representando da FUNDESPI, Florindo, disse este curso foi mais  uma etapa concluída de nossa meta a frente da FUNDESPI, tivemos aqui uma parceria maravilhosa com a Prefeitura de Buriti dos Lopes e pudemos proporcionar qualificação para as pessoas que trabalham direta ou indiretamente com a Educação Física aqui do município.
Ao final do curso todos os participantes foram certificados pela conclusão do curso





Coligação “Buriti não pode parar” inaugura comitê com mega carreata no povoado Estreito

A coligação “Buriti não pode parar” que tem como candidato a reeleição o prefeito Bernildo Val (PSD) e vice-prefeito Bruno Pieca (PSB), realizou na tarde deste domingo, dia 28, a inauguração do seu comitê de campanha no povoado Estreito, zona rural de Buriti dos Lopes.
Antes da inauguração, uma mega carreata foi realizada percorrendo as principais ruas do povoado. Milhares de pessoas compareceram ao evento que contou com a presença de diversos candidatos da coligação. O prefeito, vice-prefeito e candidatos a vereadores falaram para uma multidão que se aglomerou nas imediações do comitê.


VEJA IMAGENS!















sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes inaugura escola no povoado São Pedro

A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde de quinta-feira (25/08) a Inauguração do Centro de Educação Infantil Antônio Mendes de Sousa na localidade São Pedro, zona rural de Buriti dos Lopes.

A escola que estava fechada desde 2009 e não tinha nenhuma estrutura física de funcionamento, passou por uma grande reforma e adaptação para receber crianças do ensino infantil residentes naquela localidade, sendo que antes estes alunos precisavam se deslocar até o Assentamento Iracema.

A Inauguração contou com a presença da Secretária de Educação Nilma Val, supervisoras de educação, funcionários, pais de alunos e a comunidade em geral.


Em sua fala a Secretária de Educação frisou o trabalho que sem sendo realizado na educação buritiense, onde 80% das escolas passaram por reformas, ampliações e adaptações e também destacou a qualidade da merenda escolar servida nas escolas municipais, onde ainda a Secretária convidou aos pais de alunos a se fazerem presentes na vida escolar dos filhos.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Jovem Buritiense Raí Sousa é vice-campeão no Campeonato Mundial Profissoional de Jiu-Jítso

O lutador buritiense RAI SOUSA ARAUJO, de 24 anos, conquistou recentemente o título de vice-campeão mundial profissional de Jiu-Jítsu na categoria leve 76kg, em Fortaleza.

Raí Sousa com muita determinação e força de vontade conseguiu conquistar o título de vice-campeão da competição realizada pela Confederação Brasileira de Luta Profissional (CBLP), Raí realiza seus treino na equipe NOVA UNIÃO de Parnaíba e para participar da competição em Fortaleza contou com o apoio de familiares, amigos e da Secretaria de Esporte de Buriti dos Lopes.


Em uma conversa com editor deste blog Raí falou da felicidade de participar de um campeonato mundial e que já se prepara para avançar mais ainda e participar de competições no exterior.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Equipe da Saúde da Família de Barra do Longá realiza oficina sobre aleitamento materno

A estratégia de saúde da família de Barra do Longá em parceria com a Secretaria de Saúde realizou na manhã de segunda feira (15/08) uma oficia sobre o aleitamento materno que contou com a participação de cerca de 20 gestantes e puérperas.


A palestra contou com a participação da médica Lillian Salazan, a enfermeira Alzenira Neta, a técnica Dora, agentes de saúdes e funcionários da UBS de Barra do Longá.

Jovem é encontrado morto dentro de casa em Barra do Longá

Um jovem identificado por Rafael Ferreira de Sousa de 28 anos foi encontrado morto na noite de domingo (14/08) dentro de sua casa na localidade Barra do Longá, o IML foi acionado e ao chegar a casa constaram que a morte do jovem foi natural e não tinha sinais de agressão, por este motivo o IML liberou o corpo para a família velar.


Rafael foi visto a última vez na sexta-feira à noite, segundo informações pelo estado que já encontrava o corpo, o jovem teria morrido na madrugada de sexta para sábado, o jovem morava apenas com sua mãe que desde quinta-feira tinha ido para Parnaíba para visitar uma filha e não tinha retornado ainda.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Escola Tomaz Romão promove homenagem aos Pais de alunos

Nesta sexta-feira (12/08), a Unidade Escolar Tomaz Romão de Sousa, realizou um delicioso café da manhã para homenagear os pais de seus alunos, em comemoração ao Dia dos Pais que será comemorado neste Domingo.

O evento que é realizado todo ano, contou com a participação dos pais, alunos, professores e funcionários da escola, onde foi oferecida uma diversidade de frutas.

De acordo com a Diretora Francimedices De Sousa e sua Coordenadora Maria Wilma, a iniciativa do café da manhã teve como objetivo interagir filhos e pais, proporcionando a eles passarem uma manhã juntos, além de terem um agradável momento em comemoração à tão importante data.

“Quero agradecer toda a equipe gestora da escola, professores e funcionários que trabalharam para a realização de uma manhã tão agradável e aos pais que estiveram presentes, prestigiando nosso café com tanto carinho. Aproveito para desejar a todas um Feliz dia dos Pais, que Deus conserve sempre vivo o amor dentro de cada uma de vocês”, ressaltou a Diretora.
Professoras da Escola Tomaz Romão


Texto: Professor Gildázio Carvalho

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Mais um estupro em Pedro II: idoso de 68 anos é suspeito



Após o caso chocante que chocou todo estado, onde uma bebê de apenas um ano foi estuprada no município de Pedro II, mais um caso assusta os moradores.
Desta vez, o crime teria ocorrido na localidade Roça dos Pereira a cerca de 10 km da sede daquele município. Segundo o pai, identificado como Antonio Francisco de Sousa , sua filha tem apenas 10 anos de idade, foi assediada em uma estrada.
Segundo ele informou, a menina seguia em uma estrada e o suspeito a teria levado para um banheiro para praticar o estupro. A mãe da garota percebeu a movimentação e impediu que o caso fosse totalmente consumado.
Vale lembrar que, o estupro de vulnerável, caracteriza-se pela conjunção carnal ou a pratica outro ato libidinoso com menor de 14 anos. Atos libidinosos são caracterizados, por exemplo, como a manipulação erótica.
De acordo com o pai da vitima o idoso de Iniciais A.A.P, de 68 anos, ainda ameaçou a criança de morte se a mesma contasse para alguém. Assim que soube do ocorrido, o pai foi ate a sede de Pedro II para denuncia o caso, mas quando a policia chegou o acusado já havia fugido.
Segundo o pai, o que está precisando no pais é de leis mais duras para este tipo de crime, e lamentou o ocorrido. "Tanta mulher que tem no mundo e a pessoa fazer um negócio desse com uma criança. E olha os nossos deputados, senadores, tem que fazer leis mais duras para estes estupradores”, disse o homem.
O caso já esta nas mãos da delegada Camila, de Pedro II, que irá agora analisar os fatos para poder pedir a prisão do acusado que esta foragido ou prender o mesmo dentro do prazo de flagrante.
Fonte: 180 graus

Casal de vendedor de peixe sofre acidente na zona rural de Buriti dos Lopes.



O casal é residente na localidade Barra do Longá e foram identificados por Francisca Maria de Freitas Silva, 39 anos e, José Wellington dos Santos de 38 anos de idade. Os mesmos estavam indo vender peixes e CDs, na cidade de Caraúbas quando o pneu dianteiro da moto Bros estourou vindo a perder o controle da moto e ir de encontro com o chão. 

Wellington e Francisca foram socorridos por uma ambulância da cidade de Caxingó no local do acidente, e encaminhados para o pronto atendimento do Posto de saúde Demerval Castelo Branco Diniz em Buriti dos Lopes, em seguida, foram encaminhados sob os cuidados do SAMU para o pronto socorro do HEDA em Parnaíba.



Graças ao uso do capacete, o casal não sofreu graves lesões.

Fonte: Diário Buritiense