terça-feira, 4 de outubro de 2011

ASSOREAMENTO DOS RIOS LONGÁ E PARNAIBA

Um dos principais problemas que esta afetando os rios Longá e Parnaíba é o assoreamento. No rio Parnaíba esse processo ocorre o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios que a própria população joga e também pelo desmatamento nas plantações das vazantes assim causas a quebra de barreiras provocando a formação de “coroas”, já no rio Longá a principal causa e a barragem que todo ano era construída e causava uma destruição enorme que é o que vemos hoje as margens do longá. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuva.

MEDIDAS PARA EVITAR
SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Em conversa com a Professora Mazé vimos que a melhor forma de tentar barra isso é elaborando um projeto de conscientização da população para que não joguem lixo nas margens , e se cada pessoa ao invés de jogar lixo nas margens dos rios pegasse e plantasse uma arvore, alem de Barra do Longá ficar mas bonita serviria até como ponto turístico.

    

O QUE GOVERNO PODERIA FAZER
A primeira medida é a conscientização da população para que o lixo não seja jogado nos rios. Outra medida é a ação dos governos com projetos de manutenção dos rios, através do processo de desassoreamento dos rios. Este consiste em retirar do fundo dos rios, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados. Desta forma, consegue-se aumentar a vazão do rio.





TEXTO ; EVERTON AZEVEDO E LUZINARA SOARES
FOTOS ; EVERTON AZEVEDO

2 comentários:

Anônimo disse...

fotos lindas qto ao assoreamento sao consequencias dse atos impensados ,com o tempo se num cuidamos , tudo se desgasta !!

Táina Azevedo disse...

Parabéns pela reportagem Everton, este é um dos fatos mais preocupantes em nossa comunidade, e cabe a nos cidadãos de Barra do Longá zelar por nossa riquezas naturais. É valido ressaltar que as pessoas que moram as margem do rio são as primeiras a não o conservarem, é muito triste ver as margens do rio cheias de sujeiras, e não se dão conta que se cada um tomar uma a atitude de recolher seu lixo, este já seria um grande passo para a preservação do nosso meio ambiente de um modo geral. O qual é uma das maiores preocupações em todo o mundo, a preservação das riquezas naturais. Mais uma vez parabéns pela iniciativa continue assim e terá muito SUCESSO!!!