domingo, 24 de março de 2013

Missa de Ramos


A Igreja de Santa Luzia realizou na manhã deste domingo, 24 de março de 2013 às 07h30min a Bênção e Procissão de Ramos.

Iniciou às 07h30 uma posição saindo do Cruzeiro Missionário na entrada de Barra do Longá, ao chegar à igreja o Padre Marcelino realizou a benção e a procissão dos ramos, com oração inicial, Proclamação do Evangelho.


O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus agitando seus ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória: "Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas".

Os ramos apresentados pelo povo nos remetem ao sacramento do batismo, por intermédio do qual nos tornamos filhos de Deus e responsáveis pela missão da nossa Igreja. E o ato de levarmos os ramos para casa nos lembra que estamos unidos a Cristo na luta pela salvação do mundo.

A Procissão saiu de baixo de uma chuvinha fraca, o que nãointimudou os fieis que saíra em caminhada, uma demonstração de Fé do povo de Deus, neste ano em que a Igreja nos convida a vivermos com mais intensidade o Ano da Fé.

Procissão de Ramos tem como objetivo apresentar a peregrinação que cada cristão realiza sobre a Terra buscando a vida eterna ao lado do Senhor.

Esse ato nos faz relembrar que somos peregrinos neste mundo e que o céu é o lugar de onde viemos e para onde devemos voltar.

Por fim, a Santa Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Jesus: Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos nas mãos dos soldados na casa de Anãs, Caifás; Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-o, crucifica-o”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do homem cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, o diálogo d'Ele com o bom ladrão, Sua morte e sepultura.
 Por: Everton Azevedo (Portal Barrense)


Nenhum comentário: