domingo, 25 de maio de 2014

Assentamento Josué de Castro uma riqueza histórica



O Assentamento Josué de Castro comemorou durante todo o dia (24) sábado os 10 anos de Conquista do Assentamento, o Portal Barrense visou durante a manhã e conheceu a história desse pequeno lugar que guarda tesouros históricos.
 
Lideres do Assentamento ao lado do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Elias e a Secretária de Esporte e Cultura Maria José
Logo às 7 horas da manhã o Padre Oscar Almeida celebrou a Missa em ação de Graças ao aniversário do assentamento, em seguida os moradores fizeram o tradicional corte do bolo onde todos partilharam, o assentamento por guarda uma grande riqueza histórica todos os anos recebem milhares de visitantes este ano diversas caravanas conheceram o assentamento ficaram encantados com a simplicidade e alegria dos moradores.




A Secretária de Esporte, Cultura e Lazer Maria José esteve prestigiando e apoiando o evento cultural do Assentamento, onde visitou a Casa Sede que é considerado um dos patrimônios históricos da região por ter sido marcada por mortes, guerra dos balaios e lutas do povo.



Durante a tarde também aconteceu uma grande vaquejada




Rádio Comunitária do Assentamento fonte de noticia da região


História do Assentamento Josué de Castro através da Pintura no muro da escola
No inicio existia somente a Casa Sede dos fazendeiros
Povo lutando por seu espaço
Barracas construidas de loma quando conquistaram as terras
Pintura demonstra as casas construidas e os moradores procurando suas casas
A cultura e a tradição do povo
 Um instrumento histórico foi encontrado por moradores - Machadinho de Pedra, utilizado pelos primeiros habitantes da região.

Estudantes do Assentamento Lagoa do Padro estavam fazendo pesquisa em Josué de Castro

Coordenador da Escola Luciano e Sec. de Esporte e Cultura Mazé
Por: Everton Azevedo

Um comentário:

e.luciano bilha disse...

valeu everton a materia ficou muito boa, realmente aqui fervilha fatos Historicos ja que no ano de 1841aconteceu aqui na sede o confronto final da balaiada,e agora comprovando que esta região possui riquesa historica o agricultor ze do carmo encontrou uma machadinha utilizada por povos antigos.