domingo, 15 de janeiro de 2012

Retirada do Pó do Carnaubal

O Brasil é o único país produtor de cera de carnaúba, tendo como um dos principais influentes o estado do Piauí, que possui, na cera, significativa participação nas exportações, em Barra do Longá o corte de carnaúba para retirada do pó cerífero, gera empregos para algumas pessoas da comunidade pelo período em que é retirado o pó. 
As folhas da palmeira carnaúba são revestidas externamente por uma cobertura cerífera. A presença de cera nas folhas de algumas plantas, como ocorre com a carnaúba, é possivelmente conseqüência de sua adaptação às regiões secas, uma vez que essa camada cerífera dificulta a perda de água por transpiração e protege a planta contra o ataque de fungos.

A cera, principal produto obtido da carnaúba, é, ainda hoje e na maioria dos carnaubais, extraída por processos manuais bastante rudimentares. Em geral, o procedimento adotado é o seguinte: depois de cortadas, as folhas jovens das palmeiras são estendidas pelo chão e postas ao sol, por vários dias, para secar. Quando as folhas secam e a película de cera que as recobre se transforma em um pó esfarinhado, elas são levadas para um quarto escuro, sem janelas, de construção simples. Ali, são rasgadas com grandes garfos de madeira e começa a "batedura": as folhas são violentamente batidas até que toda a cera se desprenda, na forma de minúsculas escamas brancas, e possa ser separada da palha rasgada. Depois que esse pó se assenta, ele é varrido, recolhido e levado ao fogo, com um pouco de água, em grandes latões de querosene. Essa calda transforma-se em uma pasta esverdeada, que é jogada em uma prensa rústica 

 O pó retirado é exportado para outros países, é uma curiosidade muito interresanto que o pó da carnauba já teve entre o dez produtos mas exportado do Brasil
As principais aplicações da cera de carnaúba são:
Informática (chips, tonners, código de barras...), Polidores (pisos, móveis, carros, couro...). ,  Indústria alimentícia, farmacêutica, cosmética , Tintas , Papel carbono, Filmes plásticos.

Nenhum comentário: