quinta-feira, 27 de outubro de 2016

COMPRA DE VOTOS - Conclusão de inquéritos da Polícia Federal pode impedir dois prefeito eleitos de assumirem

A reportagem do Blog Tiago Mendes apurou nos últimos dias o andamento dos inquéritos abertos na campanha eleitoral de 2016 de dois municípios da região norte do Piauí. Foi instaurado inquérito para apurar a possível compra de votos durante a campanha dos candidatos eleitos Mão Santa (SD) em Parnaíba e Herbert Silva (PMDB) em Ilha Grande.

O delegado da Polícia Federal Nivaldo Feitosa é quem está à frente dos inquéritos que investigam os dois prefeitos eleitos da região. Nas vésperas do dia 02 de outubro houve o registro de pelo menos quinze oitivas, que incluem supostas pessoas que teriam procurado benefícios em troca de votos, e de quem teria oferecido vantagens com o mesmo objetivo.
Promotor de Justiça
Pessoas foram detidas em um dos postos de combustíveis que pertence ao vice-prefeito eleito em Parnaíba Samarone Pinheiro, eles foram conduzidos pela polícia militar para prestarem esclarecimentos na delegacia da Polícia Federal. Naquela noite ninguém foi preso, mas de lá pra cá os inquéritos que foram instaurados tem prosseguido com as investigações que seguem em segredo de justiça.
Procurado por nossa reportagem o Promotor de Justiça Antenor Filgueiras que responde pela 3ª e 4ª Zona Eleitoral disse que nada tinha a falar sobre o caso “Eu tenho dito para todos os repórteres dos mais diversos veículos de comunicação que me procuram para falar do assunto que o caso segue em segredo de justiça e que não posso falar nada até o momento, peço que me entendam” disse o Promotor.
Herbet Silva e Mão Santa
 Em Ilha Grande onde o prefeito Herbert Silva foi reeleito o inquérito também foi publicado em igual período do que está em andamento em Parnaíba. Nos dois municípios há uma grande possibilidade de serem confirmadas as supostas compras de votos. Os dois inquéritos já foram publicados no Diário de Justiça do Piauí.
É importante lembrar que se forem confirmadas as investigações que apuram o crime de compra de votos, os beneficiados com a prática podem sofrer a cassação de suas respectivas chapas. Neste caso, se os inquéritos instaurados forem concluídos antes de janeiro de 2017, assumem os que obtiveram a segunda maior votação do pleito. Caso os inquéritos sejam concluídos após a posse dos investigados, o resultado vai exigir uma nova eleição nos municípios.


Embora cientes do que corre em justiça tanto o prefeito eleito Mão Santa como Florentino Neto (PT) que cumpre seu mandato até dezembro deste ano, tem mantido uma relação política civilizada no processo de transição que teve início recentemente.

Fonte: Blog Tiago Mendes

Nenhum comentário: