quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Feira de Ciências

A Unidade Escolar Jonas Escócio Alexandrino realizou nesta quarta feira (30) a I Feira de Ciências, o evento foi realizado devido a professora de Ciências desta instituição de ensino, sentir a falta de um evento desse tipo na escola, ela sabendo que já teve feira cultural entre outras resolveu colocar esse ideia em pratica, seguinte a professora Chintia Leite  o evento foi realizado um pouco as pressas, mas superou as expectativas. 



 Temas abordados:
Os alunos do 5˚ ano "A" falaram sobre "A importância dos alimentos",  explicando a importância das frutas, dos derivados do leite, arroz, feijão, para todos que foram ouvir os palestrantes na sala, receberam um livrinho distribuído pela Secretaria Municipal de Saúde, neste havia perguntas para saber como estava a alimentação, os alunos foram coordenados pela professora Das Dores.

6˚ ano "A" o assunto abordado foi " As catástrofes naturais"  placas tectônicas, o deslocamento das placas divergentes e convergentes, terremotos e as professoras Lucia Val e Maria Alice, construíram um vulcão de argila, que com a mistura de vinagre, bicarbonato e corante entrava em erupção.



6˚ ano "B" o lixo foi o foco deste alunos " Lixo qualidade de Vida", os alunos explicaram sobre as doenças causados pelo contatos com o lixo contaminado, o destino do lixo, aterros sanitários.
7˚ ano "A" "Conhecendo sistema solar" os planetas, eclipses solar,eclipses lunar, as fases da lua os alunos explicaram este assunto, como ocorre, o processo.


7˚ ano "B" "DST'S e prevenção" este grupo de alunos abordaram um tema de importância, Dst's, Gravides e Partos, métodos contraceptivos. prevenção, foi mostra em uma imagem o esquema de um feto no final da gestação, e um grande calendários explicando a data de ovulação e gravides.

E para encerrar os alunos do 8˚ e 9˚ ano "U" "Doenças do Corpo Humano" os alunos fizeram uma explicação sobre algumas doenças que está atingindo muito a população brasileira, AVC, Ataque Cardíaco, Doenças do Sistema Urinário, Trombose, Doenças nos olhos Conjuntivite e Catarata, e tinha uma imagem para fazer o teste de cegueira para cores e o teste de ilusões ópticas e foi utilizado um mini esqueleto entender melhor como acontecem as fraturas ósseas.


Seguinte a Professora Chintia idealizadora do evento , o empenho dos alunos superou o que ela esperava.
A Professora Mazé também foi uma das organizadoras ela falou com nossa reportagem, seguinte ela o trabalho foi uma grande experiencia para todos os alunos que participaram deste trabalho e também para as pessoas que ouviram o que estes jovens aprenderam no decorrer do ano, ela que visitou todas as salas e ouviu as explicações se sentiu bastante felizarda pois todos os alunos se empenharam muito.
A Diretora da escola Helena Sousa, nos confidenciou que o trabalho serviu como uma forma de aprendizagem e as ideias foram bastantes interessantes, e um evento como este serve para proporcionar uma quebra da rotina, para não ficar só aula, seguinte a diretora ela se deparou com alguns alunos e achou que estava na frente de um professor pois as explicações estava excelentes. 


Nenhum comentário: