quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Professora Mazé de Barra do Longá recebe homenagem do Portal Buritiense como reconhecimento do seu trabalho junto a Escolinha São Cristovão

Como vem ocorrendo ao longo destes sete meses de premiação do troféu Buriti, neste mês de novembro, a equipe do Portal Buritiense por unaminidade resolveu homenagear a Educadora Física professora Maria José da Barra do Longá, pelas suas atividades de luta pelo resgate da cidadania de inúmeras crianças daquela comunidade envolvidas com atividades esportivas da Associação Comunitária de Futebol São Cristovão. Entidade que congrega essas crianças na busca por valores morais. A associação vem desenvolvendo projetos que encaixe essas crianças em atividades recreativas da comunidade tais como: boi bumbá mirim, que ao longo de seis anos vem pondo em prática esta brincadeira popular com o intuito de que esta peça do nosso folclore permaneça viva na comunidade.

            A associação tem hoje em torno de 150 crianças e jovens integrados na escolinha de futebol, mas também desenvolvendo outras atividades com outros membros da comunidade não ligados ao futebol. Um trabalho, por exemplo, que vem sendo realizado é com o pessoal da terceira idade e vem lutando para realizar o baile desta turma de jovens senhores e senhoras que já deram parte de suas vidas pela comunidade.

            Um projeto da associação que merece respeito, incentivo e participação é a arborização das margens do rio Parnaíba. Esta é uma atividade ecológica que vai melhorar a paisagem das margens do rio.

            Em conversa com a professora Maria José, disse-nos que entrou nesta atividade para ajudar o Sr. Cristovão, homem simples, pescador mas, preocupado com o futuro das crianças de sua comunidade, integrando-as numa atividade esportiva, para que pudessem  fugir do mundo das drogas, prostituição e outros males da sociedade moderna. Como Educadora Física, a professora Maria José, achou que era hora de também dá a sua contribuição. Normalizaram a situação criando uma associação que pudesse estar à frente destes projetos. A associação tem uma diretoria composta por 13 membros, cujo presidente é o senhor Cristovão, já retrato anteriormente. A entidade não recebe recursos de nenhum órgão público, suas atividades são custeadas pelas promoções que realizam e segundo a professora Maria José, pelos amigos e pela comunidade, que vem apoiando as atividades desenvolvidas pela associação.
           Entre os inúmeros pontos positivos um merece destaque é que para participarem do projeto as crianças têm estar matriculadas e frequentando a escola. Segundo a professora os resultados tem sido positivos e que sem a participação da comunidade nada seria possível. A nossa homenageada sentiu-se feliz e emocionada com a homenagem, dizendo que não pensava que seu trabalho tivesse alguém que observasse. Dissemos que a equipe do Portal já vinha acompanhando o seu trabalho já há algum tempo. Disse-nos que tinha ficado preocupada quando o Professor Gildázio indagou se ela estaria na Barra naquela segunda feira dia 21/11, que queríamos uma pequena conversa com ela. E se perguntou o que eu fiz? Abordamos na Unidade Escolar Jonas Escórcio Alexandrino, seu local de trabalho, Chegamos na hora do recreio. Recebeu-nos e a diretora nos disponibilizou uma sala para que pudéssemos conversar. Após esta conversa a professora nos disse que se sentia feliz e lisonjeada com a homenagem e que fazia questão de dividir com todos os colegas da Escola, os quais reuniram para uma fotografia. A senhora diretora teceu algumas palavras enaltecendo as atividades desenvolvidas pela professora na comunidade.

            Nós que fazemos parte da equipe do Portal sentimo-nos feliz, que pela primeira vez a premiação emocionou a homenageada como a equipe de professores do turno manhã  daquela unidade de ensino. O que para nós é como cada pessoa se sentisse também homenageada, o que é realidade. 

            Os projetos desenvolvidos pela Associação possam servir de exemplos para outras comunidades até mesmo a sede do município trabalhos como este deve, ser copiados e imitados.

            Professora Maria José, obrigado pelo seu trabalho, não esmoreça diante dos obstáculos estes estão a nossa frente para serem superados. Parabéns. A família destes jovens de sua comunidade agradecem.

Nenhum comentário: