quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Padre explica polemica do levanto do mastro em Buriti dos Lopes

“Fizemos um acordo e este acordo simplesmente foi desrespeitado pelo grupo”, afirma Padre Paulo Jorge.  O sacerdote afirma ainda que em nenhum momento a tradição local foi ignorada ou desrespeitada.
A abertura dos festejos da padroeira de Buriti dos Lopes ocorrido na tarde de ontem (22), foi marcada pela grande participação dos fiéis e devotos na festa, e também pela polemica que envolveu o pároco padre Paulo Jorge e o grupo que organiza o cortejo do mastro.  
A recusa do padre em não realizar a tradicional benção e aspersão do mastro foi o assunto mais comentado nos portais de notícias da região e nas redes sociais. O padre foi alvo de vários comentários maldosos na internet. 
O Portal Tribuna do Norte entrou em contato com o padre na manhã de hoje dia 23, e ele deu a sua versão para a polemica que se tornou o assunto mais comentado na cidade no dia de hoje.
De acordo com o padre, havia um combinado entre ele os organizadores do mastro, para que, em determinado local, na altura do outro lado da passagem, os condutores do mastro esperassem o padre com o carro de som, bem como os grupos de base da paróquia, para que todos marchassem cantado o hino da padroeira em procissão até a matriz.
O acordo foi desrespeitado por parte dos organizadores do mastro que não esperaram o pároco. Por conta disso, o padre disse que eles mesmos realizassem o levanto do mastro. O sacerdote afirma ainda que em nenhum momento a tradição local foi ignorada ou despeitada.

“Fizemos um acordo e este acordo simplesmente foi desrespeitado pelo grupo”, disse o padre. O pároco lembra ainda que a benção do mastro foi feita antes da missa de abertura na presença de muitos devotos.
Antes de ser levantado, alguns populares jogaram cachaça no mastro (Foto: Boca do Povo)

Fonte: Portal Tribuna do Norte

Nenhum comentário: