quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Se aproxima uma das maiores festas religiosas da região FESTA DE SANTA LUZIA

Já está se aproximando uma das maiores festas religiosas da região norte do Piauí, trata-se do FESTEJO DE SANTA LUZIA, na localidade Barra do Longá, zona rural de Buriti dos Lopes.
Homens carregando a MASTRO

A festa religiosa reúne milhares de fieis que acreditam no poder da santa milagrosa dos olhos.
Quando o mastro é erguido um homem de coragem sobe até o topo para soltar fogos.
O tradicional festejo de Santa Luzia é marcado pela sua abertura no dia 03 de dezembro, onde logo cedo centenas de homens, mulheres e crianças buscam o famoso MASTRO, que é carregado no obro em um percurso de pouco mais de 6 km até chegar em frente a Igreja de Santa Luzia onde é erguido e recebe a benção do Padre.
Homens, mulheres e crianças saem de suas casas de madrugada para buscar o mastro.
À tarde do dia 03 de dezembro é marcada pelo grande procissão que tem um trajeto de pouco mais de 9 km, onde a imagem da Santa sai da Igreja Matriz carregada por fieis até a Igreja de Santa Luzia em Barra do Longá.

Durante todas as noites é feita a celebração da Santa Missa e logo após acontece grandes leilões.
A culminância do festejo acontece no dia 12 de dezembro onde cerce de 50 mil fieis visitam a localidade para participar da última noite do festejo de SANTA LUZIA, um dos fatos que chama a atenção é a tamanha fé e devoção que os fieis tem pela santa, após a missa o grande público se reúne próximo a barraca do leilão que todos aos anos, recebe de doações de animais como bodes, carneiros, bezerros e cerca de 2.000 galinhas, o leilão inicia as 21hs e vai até as 8hs da manhã do dia 13 de dezembro.
Última noite com uma multidão de fiéis
São quase 2.000 frangos ofertados e leiloados
E o enceramento da festa religiosa acontece no dia 13 de dezembro, onde pela manhã é celebrada a missa pelos devotos e no final da tarde acontece à procissão e a missa de encerramento.

A cobertura completa do FESTEJO DE SANTA LUZIA será feita apelo PORTAL BARRENSE.

Nenhum comentário: