quinta-feira, 17 de maio de 2012

CAMPANHA - SEMPRE É HORA DE COMBATER A DENGUE

A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes através da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando mobilizações nas ruas de nossa comunidade, no sentido de conscientizar e alertar a população para o combate ao mosquito transmissor da dengue.
O recolhimento de vasilhas que possam acumular água  esta sendo realizado nas diversas ruas de Barra do Longá, trabalho este que vem sendo realizado pelos alunos da Unidade Escolar Jonas Escócio Alexandrino, juntamente com os agentes de Saúde e um caminhão faz o recolhimento de todas as vasilhas que foram juntas pelos alunos, que veem a situação triste que nossa comunidade vem enfrentando sem uma coleta seletiva e tantos outros problemas que nós com população temos por direito.












 MEDIDAS PARA EVITAR PICADA DE MOSQUITO

Espirais ou vaporizadores elétricos:
Devem ser colocados ao amanhecer e/ou no final da tarde, antes do pôr-do-sol, horários em que os mosquitos da dengue mais picam.
Mosquiteiros: Devem ser usados principalmente nas casas com crianças, cobrindo as camas e outras áreas de repouso, tanto durante o dia quanto à noite.
Repelentes: Podem ser aplicados no corpo, mas devem ser adotadas precauções quando utilizados em crianças pequenas e idosos, em virtude da maior sensibilidade da pele.
Telas: Usadas em portas e janelas, são eficazes contra a entrada de mosquitos nas casas.
 
MEDIDAS PARA ELIMINAÇÃO DOS LOCAIS DE REPRODUÇÃO DO MOSQUITO

Tampar os grandes depósitos de água:
A boa vedação de tampas em recipientes como caixas d'água, tanques, tinas, poços e fossas impedirão que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se não forem bem vedados, permitirão a fácil entrada e saída de mosquitos.
Remover o lixo: O acúmulo de lixo e de detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta de água de chuva. Portanto, as pessoas devem evitar tal ocorrência e solicitar sua remoção pelo serviço de limpeza pública - ou enterrá-los no chão ou queimá-los, onde isto for permitido.
Fazer controle químico: Existem larvicidas seguros e fáceis de usar, que podem ser colocados nos recipientes de água para matar as larvas em desenvolvimento - este método para controle doméstico da dengue em cidades grandes tem sido usado com sucesso por várias secretarias municipais de saúde e é realizado pelos agentes de controle da dengue.
Limpar os recipientes de água: Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.

Nenhum comentário: