quinta-feira, 31 de maio de 2012

LIXO E RIOS = ASSOREAMENTO

VISÃO QUE SE TEM DO RIO PORXIMO A PRAÇA

No dia 05 de outubro de 2011, uma matéria retratando a atual situação dos rios Longá e Parnaíba foi publicada no Portal Buritiense através do redator deste blog, alertando as consequências do assoreamento a destruição do meio ambiente e hoje novamente estamos abordando o tema e pedido o apoio dos nossos governantes e da população.
SITUAÇÃO LAMENTÁVEL RIO TOTALMENTE TOMADO POR COROAS
Rio Longá e Parnaíba, sofrem com o assoreamento, os dois rios que cortam Barra do Longá dividindo o Piauí do Maranhão vêm sofrendo bastando com as consequências da natureza causadas pelos seres humanos. No rio Parnaíba esse processo ocorre divido ao acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios que a própria população joga e também pelo desmatamento nas plantações das vazantes assim causas a quebra de barreiras provocando a formação de “coroas”, já no rio Longá a principal causa e a barragem que todo ano era construída e causava uma destruição enorme que é o que vemos hoje as margens do longá. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas, e neste período o assoreamento.


O QUE GOVERNO PODERIA FAZER
     A primeira medida é a conscientização da população para que o lixo não seja jogado nos rios. Uma segunda medida no caso da comunidade Barra do Longá seria mandar frequentemente um caminhão para o recolhimento do lixo da comunidade, assim evitaria que a população jogue lixo nas ruas e nas margens dos rios. Outra medida é a ação dos governos com projetos de manutenção dos rios, através do processo de desassoreamento dos rios. Este consiste em retirar do fundo dos rios, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados. Desta forma, consegue-se aumentar a vazão do rio.

LIXO NAS MARGENS DOS RIOS
LIXO VISIVEL PROXIMO AS MARGUES DO RIOS

Nenhum comentário: