quinta-feira, 21 de maio de 2015

V Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes em Buriti dos Lopes

A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nos dias 19 e 20 de maio, no auditório do CIEF, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento teve como tema principal, “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

O evento contou com a participação de várias autoridades municipais, representantes de organizações não governamentais e representantes da sociedade civil organizada. Dentre as autoridades, destaque para o prefeito municipal Bernildo Val, vice-prefeito Bruno Pieca, secretária de Assistência Social Emília Cardoso Val, secretária de Educação Nilma Val Romão, vereadores Bené Ibiapina e Eveline Araújo.

Durante a abertura do evento, o ponto alto foram as apresentações culturais conduzidas pelos usuários de programas sociais e alunos da rede municipal de ensino, que atraíram olhares e aplausos. O prefeito Bernildo também deixou sua mensagem aos presentes na abertura da Conferência.

Destaque ainda para a palestra magna ministrada pela assistente social Maria do Socorro Cardoso, que falou sobre o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente e sobre o fortalecimento do CMDCA. Logo após os participantes foram divididos em grupos para discutirem vários eixos temáticos.

Depois de analisar a realidade local em relação às garantias de direitos de crianças e adolescentes, os participantes elaboraram e discutiram as propostas que, em seguida, foram votadas e que serão encaminhadas, posteriormente, para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Segundo a organização do evento, o objetivo da Conferência foi mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral apara a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, no âmbito do município de Buriti dos Lopes.

Nenhum comentário: