segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Solenidade de Implantação da Academia Buritiense de Artes, Ciências, e Cultura – ABACC – Arnaldo Escórcio Athayde

O município de Buriti dos Lopes ganhou nesse final de semana uma entidade filantrópica que pretende apoiar e valorizar a cultura local, é a Academia Buritiense de Artes, Ciências e Cultura – ABACC – Arnaldo Escórcio Athyde. A cerimônia de instalação da academia aconteceu no último sábado, 27 de outubro, no auditório do CIEF onde os membros da neo academia foram diplomados em três categorias de sócios, sendo estes: Fundadores, Beneméritos e Honorários. Compuseram a mesa de honra da solenidade o Presidente da Academia o Sr. Francisco Gildazio da Silva, o representante da família Escórcio o Sr. Álvaro Escórcio Dias, o Professor Doutor Arnaldo Silva Brito, O Secretário Municipal de Educação e Cultura Francisco de Assis Braga, a diretora do CIEF Maria do Rosário Oliveira Portela e a filha do homenageado da noite a Srª Ana Rosa Escórcio Dias.

Foi uma noite especialmente diferenciada, onde os discursos proferidos pelos oradores carregados de emoção comoveram os presente, neles falou-se sobre a importância da academia para a sociedade buritiense bem como para o resgate de nossa cultura e estímulo à produção artística. Também foi lembrado com muito saudosismo e carinho o Senhor Arnaldo Escórcio Athayde, grande homenageado, onde foram elencadas as qualidades que justificaram a escolha de seu nome para a academia. Confira a lista de diplomados:

Sócios Fundadores:
Antônio Carlos Carvalho - Cleane Silva de Lima - Elias Gonçalves da Silva Filho - Erasmo Márcio Falcão - Euvênico José do Val - Fernando Luiz Liberato Moraes - Francisco Carvalho Nunes - Francisco Gildazio da Silva - Iane Portela Gomes - Izael da Silva Miranda - José Candido de Carvalho Neto - José Redimiro de Carvalho Nunes - Lucineide Alves dos Santos - Margarida Maria de A. de S. Lima - Maria do Rosário de F. A. S. Rocha - Márcio Pereira dos Santos - Rafaela Araújo do Nascimento - Raimundo Nonato de Carvalho Neto - Raimundo Soares da Silva Neto - Ronaldo da Rocha Bastos - Suzita Maria de Amaral Silva

Professor e Poeta Ronaldo Bastos de Barra do Longá
Srª Rafaela de Araujo filha de Barra do Longá
Srª Zuzita do Amaral atual diretora do Ensino Medio de Barra do Longá
São designados Sócios Fundadores aqueles que assinaram os constitutivos da ABACC no ato de sua fundação.

Sócios Beneméritos:
Cristovão Vidal dos Santos
Ir. Josefa Pureza da Conceição

Maria Nilce Moraes

Srº Cristovão Vidal um grande homem que merece todas as homenagens do mundo

Sócios Beneméritos são cidadãos que tenham prestação relevante serviços à sociedade buritiense. 

 Sócios Honorários:
Álvaro Escórcio Dias - Dr. Arnaldo Silva Brito - Bernardo Lucas Mateus - Francisco de Assis Braga - Jorge Urias da Silva Filho - José Eugênio de Souza Júnior - Raimundo Nonato de Alcântara Sousa

Sócios Honorários são pessoas que tenham contribuído ou possam contribuir de forma honrosa para o prestígio e o engrandecimento das artes, ciências, e cultura buritiense.

Redator do Portal Barrense Everton Azevedo e Homenageado Cristovão Vidal
A comunidade Barra do Longá foi homenageada na pessoa do Senhor Cristovão Vidal dos Santos que foi reconhecido pela Academia,  seu trabalho com crianças na cultura e no esporte a 13 anos de maneira voluntária. 

Fotos: Everton Azevedo e Nayara Amorim       Texto: Portal Buritiense

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns,ao sr Cristovão: um homem que merece, realmente, toda a nossa atenção,respeito e admiração. Você sim tém o perfil de um verdadeiro lider, você realmente, trabalha penssando no bém está: social,cultura,esporte e lazer. Seu trabalho é um ex: de cidadania, você merece; não só este diploma, mais outros que virão. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!