terça-feira, 2 de dezembro de 2014

FESTEJO DE SANTA LUZIA - Uma das maiores e mais belas festas religiosas da região

Hoje, 03 de dezembro, inicia-se o Festejo de Santa Luzia, padroeira da comunidade Barra do Longá. O Festejo de Santa Luzia é tradicionalmente conhecido, é um dos maiores eventos religioso e cultural da região norte do Estado do Piauí, são dez (10) dias de celebrações religiosas, o número de fiéis é tão grande que a Igreja passou a utilizar a praça da Igreja para poder  acomodar tantos fiéis e a cada ano esses os números de fieis aumentam.
Paralelamente às celebrações religiosas, também tornou-se tradicional os eventos culturais na comunidade, como os shows artísticos em clubes, e a instalação de diversas barracas de alimentação.
Desde o início do mês de novembro começaram os preparativos e amanhã a comunidade começa a celebrar a festa da Santa Protetora dos Olhos.
O Festejo de Santa Luzia inicia dia 03 já por volta das 3 horas da manhã, onde diversos homens e mulheres, saem em busca do MASTRO em uma fazenda cerca de 5 Km  de distância da comunidade, onde trazem nos ombros com gritos de glória e saudação a Jesus Cristo e Santa Luzia, o MASTRO é erguido as margens do encontro dos rios Parnaíba e Longá, onde é feito o hasteamento da bandeira com a imagem de Santa Luzia. Por volta das 16hs, uma linda procissão com mais de 10 mil pessoas sai de Buriti dos Lopes rumo à comunidade Barra do Longá onde no meio do trajeto de pouco mais de 10 km, acontece o Encontro das Imagens de Santa Luzia trazida pelo povo Buritiense e a imagem do Sagrado Coração de Jesus trazido pelo povo de Barra do Longá.

Nenhum comentário: