domingo, 28 de dezembro de 2014

II Seminário do PNAIC encerra com resultados positivos em Buriti dos Lopes

A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes através da Secretaria de Educação realizou na manhã de sábado, 27 de dezembro o II Seminário Municipal de Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) fechando assim as atividades do ano com formação em alfabetização matemática.
“A idéia foi de um ajudar o outro, numa troca de experiências… O nosso trabalho não foi individualista, mas coletivo, onde todos se ajudaram”. Foi deste modo que Odair José, formador do PNAIC em Buriti dos Lopes encerrou o II Seminário de Educação.
Estandes, experiências e apresentações teatrais finalizaram as atividades voltadas ao desenvolvimento da Matemática em sala de aula. A integração e a dedicação fizeram com que profissionais da equipe do PNAIC refletissem acerca do trabalho não só em momentos específicos, mas em redes sociais.

O programa foi responsável pela formação continuada de 54 professores alfabetizadores em 2014, beneficiando cerca de 1.275 alunos. A iniciativa tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até 8 anos de idade, principalmente nas disciplinas de português e matemática. Para isso são realizados momentos de estudos coletivos e individual, trocas de experiências como também oficinas de aprimoramento com a produção de materiais de apoio que auxiliam os professores durante as aulas propondo um prática inovadora, reflexiva e efetiva sobre o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização.
A Professora Mazé Carvalho, na ocasião, citou sua experiência e mencionou a força da união que há na equipe de trabalho do Centro de Educação Infantil e Fundamental Tia Lúcia.
O objetivo do seminário foi a troca de experiências e informações entre os educadores que participaram dos encontros de formação presenciais realizados ao longo deste ano e que se deu com temas voltados diretamente para a alfabetização matemática, reforçando a complementação dos estudos em linguagem realizados em 2013.
A proposta do PNAIC no ciclo de alfabetização é de um trabalho mais integrado, onde a aprendizagem possa ser de fato significativa e prazerosa com a globalização de todas as disciplinas e que a frente a tudo isso, os direitos de aprendizagem de todas as crianças sejam respeitados em conformidade com a sua situação.

Coordenadora do PNAIC, Áurea Vieira e a Gerente de Educação do Município, Rosângela Torres, também se pronunciaram e muito destacaram a participação dos professores nas atividades tanto realizadas nos encontros quanto nas Unidades de Ensino, enfatizando a possibilidade de maior desenvolvimento educativo em 2015.
Coordenadora Municipal do PNAIC em Buriti dos Lopes

Fonte: ASCOM Secretaria de Educação

Nenhum comentário: