sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

II Seminário Municipal do PNAIC

A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes através da Secretaria de Educação realiza neste sábado dia 27 de dezembro o II Seminário Municipal de Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) fechando assim as atividades do ano com formação em alfabetização matemática.
O programa foi responsável pela formação continuada de 54 professores alfabetizadores em 2014, beneficiando cerca de 1.275 alunos. A iniciativa tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até 8 anos de idade, principalmente nas disciplinas de português e matemática. Para isso são realizados momentos de estudos coletivos e individual, trocas de experiências como também oficinas de aprimoramento com a produção de materiais de apoio que auxiliam os professores durante as aulas propondo um prática inovadora, reflexiva e efetiva sobre o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização.
O objetivo do seminário é a troca de experiências e informações entre os educadores que participaram dos encontros de formação presenciais realizados ao longo deste ano e que se deu com temas voltados diretamente para a alfabetização matemática, reforçando a complementação dos estudos em linguagem realizados em 2013.
“O conhecimento não é algo estagnado, pronto e acabado, não se dá de forma isolada, para que isto aconteça é necessário uma boa parcela de envolvimento por parte dos vários segmentos.” Explica a Coordenadora Municipal do PNAIC à pedagoga Áurea Vieira de Morais.
A proposta do PNAIC no ciclo de alfabetização é de um trabalho mais integrado, onde a aprendizagem possa ser de fato significativa e prazerosa com a globalização de todas as disciplinas e que a frente a tudo isso, os direitos de aprendizagem de todas as crianças sejam respeitados em conformidade com a sua situação.
O seminário com todos os entes do PNAIC acontecerá neste sábado dia 27 de dezembro a partir das 8hs da manhã, no auditório do CIEF Dep. Antonio José de Moraes Sousa com trabalhos e amostra de relatos de experiências feitas pelos professores alfabetizadores da rede municipal.


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