domingo, 8 de julho de 2012

PALESTRA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS - ALUNOS DE 12 A14 ANOS


Na manhã de sábado (07) os alunos do 8º ano da Unidade Escolar Jonas Escórcio Alexandrino, com auxilio da Professora de Ciência Mazé palestraram para a comunidade, sobre PRIMEIROS SOCORROS, como tratar os seguintes acidentes – HEMORRAGIA, ACIDENTES DOMESTICOS, FRATURAS, ENGASGAMENTO, ENVENENAMENTO, QUEIMADURAS.
O grupo alunos de uma faixa etária de 12 a 14 anos não teve medo e explicaram com detalhes e ainda desafiou o publico presente a fazerem  pergunta sobre os respectivos temas, ao termino os alunos foram bastante aplaudidos pela comunidade presente, os professores não pouparam os elogios aos alunos e a professora Mazé a mentora do trabalho.
 CONFIRA ALGUMAS FALAS DOS ALUNOS SOBRE OS TEMAS:
Hemorragia ou sangramento - é a perda de sangue do sistema circulatório. A resposta inicial do sistema cárdio-circulatório à perda aguda de sangue é um mecanismo compensatório, isto é, ocorre vasoconstrição cutânea, muscular e visceral, para tentar manter o fluxo sanguíneo para os rins, coração e cérebro, órgãos mais importantes para a manutenção da vida.
acidentes domésticos - são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que representam risco e podem provocar acidentes. Para as crianças e para os idosos, em especial, todas as divisões da casa podem representar um enorme risco.
FRATURAS - Chamamos de fraturas “expostas ou abertas”, quando rompem-se a pele e tecidos expondo o osso ao ambiente exterior. E são denominadas “fechadas ou não expostas” quando sente-se que o osso está apenas “desnivelado” mas não rompeu a pele.
ENGASGAMENTO - Deve colocar a criança de cabeça para baixo sobre o antebraço, com sua mão que esta segurando a criança levante a cabeça e abra a boca dela para permitir que o alimento saia e não volte para a garganta. Pode dar pancadas secas na região dos ombros, e observe se o alimento sai.
ENVENENAMENTO - O envenenamento inclui todos os efeitos maléficos que são provocados nas células do corpo a partir de substâncias químicas que, de alguma forma, entraram no organismo.
QUEIMADURAS - As queimaduras são lesões na pele, provocadas geralmente pelo calor ou pelo frio, mas que podem também ser provocadas pela eletricidade, por contacto com certos produtos químicos, por radiações, ou até por fricção.

COMENTÁRIO DO PORTAL – Trabalhos como estes devem ser inseridos na escola, pois mostra que os alunos aprenderam realmente, a PALESTRA serve para a vida toda, pois lá eles aprendem ao contrario de uma prova que os alunos apenas decoram o assuntos, o que pude ver nessa apresentação, o que não é muito comum de ser ver as crianças que assistiam os palestrantes estavam atentos e não conversando, o trabalho desempenhado pelos alunos, professora Mazé e a direção da escola está de parabéns, mostra que os alunos aprenderam realmente e poderão guarda para vida toda os ensinamento que eles mesmos palestraram.

Nenhum comentário: