sábado, 23 de junho de 2012

Construção da Barragem da Lagoa Grande de Buriti dos Lopes um sonho de todos os Buritienses;

BARRAGEM DE BARRA DO LONGÁ QUE É CONSTRUIDA TODOS OS ANOS PROVISORIAMENTE, QUE CAUSA DANOS AO MEIO AMBIENTE E AOS AGRICULTURES
A Lagoa Grande de Buriti dos Lopes é composta por 915 hectares de terras agricultáveis pertencente ao Governo Estadual, que cede por um período de 10 anos em regime de comodato à ADECPROLAB (Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Plantadores de Arroz da Lagoa Grande de Buriti dos Lopes) que é renovado de 10 em 10 anos. Essa associação é composta por 400 (quatrocentas) famílias que dela tiram seu sustento. A Lagoa atende também a vários Assentamentos existentes nas suas margens que também são sustentados pela mesma.
LISTA DE ASSENTAMENTOS: Assentamento Iracema, Josué de Castro, Vale do Iracema, Nova Suçuapara, Cotias, Riacho da Areia e Canto da Cruz.
As barragens do Abreu e do Bolão foram construídas no ano de 1982, classificadas como: Barragem do Abreu com 3 comportas e do Bolão com 4 comportas. Em 1984 a Barragem do Abreu foi parcialmente destruída por ordem do Governador da época, pelos trabalhadores que ali plantavam. A alegação era de que a Lagoa não dava vazão no período certo para o plantio de arroz.
No ano de 1986 foram reiniciados os trabalhos nas citadas barragens, a Barragem do Abreu foi aumentado de 3 para 28 comportas, vale ressaltar que a mesma falta mais ou menos 1,5 Km de parede para sua conclusão e a Barragem do Bolão foi concluída, mas as enchentes levaram aproximadamente 40% da mesma.
No atual Governo foi elaborado um projeto para conclusão das citadas barragens e também fazer alguns trechos de pequenas barragens que dão acesso a Lagoa Grande de Buriti dos Lopes, sendo Madeira Cortado (no Povoado São Domingos) a d Igarapé do Raimundo Inácio (no Rio Novo).
A conclusão desses estudos finalizou então com a decisão de abandonar a Barragem do Abreu e construir uma nova Barragem na Localidade BARRA DO LONGÁ na foz do rio Longá, porque sanaria os problemas dos vazanterios e também serviria de passagem a milhares de famílias que residem em localidades vizinhas como os assentamentos e a localidade Coroa de São Remigio. A nova barragem pelos estudos técnico feito pelo Dr. Luis Hernandes contratado pelo atual governo achou por melhor construí-la por ser mais barata e também serviria para as citadas comunidades.
BARRAGEM COM COMPORTAS É A SOLUÇÃO PARA MORADORES DOS ASSENTAMENTOS, BARRA DO LONGÁ E COROA DE SÃO REMIGIO.
 A Lagoa Grande de Buriti dos Lopes, não só atende a população buritiense, mas aos plantadores das regiões de Caxingó, Caraúbas e Murici dos Portelas, sendo que ao todos são cultivados mais de 3,000 hectares de arroz nas citadas regiões. A produtividade média é de 6,500 Kg/há.
Para o bom desempenho da cultura do arroz na Lagoa, é necessário que se desobstrua o rio novo que está parcialmente assoado na sua foz.
O rio citado acima foi construído para desviar curso do rio Longá da Lagoa, que só assim seria possível se plantar arroz na lagoa grande.
O município de Buriti dos Lopes segundo dados do IBGE produz aproximadamente 25% de todo o arroz colhido no estado do Piauí, isso significa que as barragens acima citadas são de extrema necessidade para que sejam sanados os problemas dos nossos plantadores. A Lagoa Grande atualmente tem um destaque muito importante na produção de grãos em nosso município, pois é dela que se tira o sustendo da maioria da população buritiense.
Já foi iniciado pelo INTERPI o cadastramento de todos os trabalhadores que nela atuam, sendo assim a infra estrutura é necessária para termos uma boa safra, e também pararmos de assorear a citada Lagoa e os Rios que cortam Barra do Longá, que há anos vem sofrendo com o feitio de barragens provisória de barro.
A população buritiense espera que nossos governadores tomem uma providência urgentíssima para que as barragens de concreto armado e com comportas sejam feitas imediatamente
Colaborador: Valdir Chaves
Edição e Fotos: Everton de Azevedo “PORTAL BARRENSE”

Nenhum comentário: