sábado, 2 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE - VAMOS PRESERVAR


I Fórum sobre Consciência Ambiental 

Na tarde deste sábado (02 de junho), os Professores da Especialização do Programa Projovem Campo – Saberes da terra realizaram, o I Fórum sobre consciência ambiental, o fórum tinha o intuito de mostrar para a comunidade Barra do Longá, as consequências que o lixo pode trazer para a vida da população e o também o lado bom que pode ser feito com a reciclagem e o processo de cosncientização ambiental.

Os principais objetivos do fórum:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero. 
PALESTRANTES:
Professora e Bióloga Francisca Vanusa, explicou o que o lixo pode trazer de bom e ruim para o meio ambiente, e falou sobre a quantidade de lixo que é jogada em ruas e rios, é muito grande e faz muito mal ao meio ambiente. As pessoas jogam lixo em qualquer lugar sem se preocupar com as consequências e assim deixam o meio ambiente com lixo por muito tempo, pois demora muito para que alguns materiais sumam da natureza. Os depósitos de lixo são um verdadeiro veneno para o solo, para o ar e para as pessoas que precisam trabalhar nele. Com esse lixo misturado com produtos tóxicos o solo fica muito contaminado e isso pode afetar os alimentos.
Ambientalista Sidney Furtado comentou o que a comunidade poderia fazer receber o apoio da preseitura, que poderiam disponibilizar um caminhão que possa fazer o recolhimento do lixo e enfatizou que é preciso que a comunidade esteja unida para procurar melhoria e soluções para o meio ambiente.

Professora e líder comunitária Mazé relatou às diversas vezes que a comunidade correu atrás de melhorias, que nunca foram concedidas, por isso que a população fica desacreditada nos governantes.
Professor da Escola de Agricultura de Piracuruca José Mauro Ferreira
 Por fim o Professor Iomar leu um oficio pedido um caminhão para o recolhimento do lixo e algumas maneiras sustentáveis que podem ser feitas pelos governantes, oficio este que será direcionado aos secretários de saúde e infraestrutura, a Prefeita e a câmara dos vereadores, já que os mesmo foram convidados para o evento e não se fizeram presentes.

Professores que ajudaram a realizar o fórum
Palestrantes Professora e Biloga Francisca Vanusa e Ambientalista Sidney Furtado

Nenhum comentário: